Foto: Divulgação
Cantora revelação do sertanejo compartilha seus desafios, aprendizados ao lado de Michel Teló e planos para conquistar ainda mais espaço no cenário musical
Com uma trajetória que começou de forma brilhante no The Voice Kids 2021, onde todas as cadeiras se voltaram para ela, Rafaela Carrer já demonstra que seu talento vai muito além da música.
Apadrinhada por Michel Teló, a jovem cantora tem conquistado seu espaço no universo sertanejo ao unir modernidade e essência em suas canções, enquanto mantém uma conexão genuína com seu público de mais de 70 mil seguidores nas redes sociais.
Nesta entrevista exclusiva ao Portal Festanejo, Rafaela reflete sobre momentos marcantes de sua carreira, seus próximos projetos e como pretende inspirar uma nova geração no sertanejo jovem.
O bate-papo está imperdível para quem acompanha o feminejo e admira artistas que colocam emoção e qualidade como prioridade.
Rafaela, você já começou sua carreira de forma brilhante no The Voice de 2021, com todas as cadeiras se virando para você. Como foi essa experiência e o que mudou em sua vida desde então?
Desde os meus 5 anos de idade, vendo meu pai tocar violão, comecei arriscar minhas primeiras notas, e a cada ano que passava me apaixonava mais pela ideia de cantar. Fiz dança, teatro, aulas de canto, de piano e violão, que inclusive faço até hoje, e fui me aprimorando. Minha mãe enviou um material meu para o The Voice e fui chamada duas vezes, a primeira com 9 anos, porém pela idade não pude participar, e no ano seguinte me convidaram novamente. Isso já foi um sinal de que gostaram de me ver cantando por me chamar dois anos seguidos. O The Voice tem talentos brilhantes, e em minha apresentação, quando as cadeiras começaram a se virar, e no final as três estavam viradas, eu estava só curtindo o momento e fazendo o que mais gosto, que é cantar, depois que fui perceber o peso e importância que isso tinha, e hoje mais do que nunca me sinto muito grata e feliz por aquele momento único, e com certeza conviver com os jurados que são cantores megaprofissionais e famosos, os produtores, os demais praticantes que tinham lá, tudo isso me deu mais motivação e até mesmo confiança para continuar acreditando em minha carreira.
Você foi apadrinhada por Michel Teló, um ícone do sertanejo. Que conselhos ou aprendizados ele compartilhou com você que marcaram sua trajetória até agora?
O Michel Teló, além de ser um cantor incrível, é uma pessoa muito do bem, atencioso e tranquilo, o que me trouxe muita segurança nos momentos de ensaio e apresentação. Fiz parte do time dele durante o The Voice Kids 2021, um ano muito desafiador, já que estávamos em plena pandemia. Infelizmente, não tivemos a chance de nos encontrar pessoalmente até 2024, mas, mesmo à distância, ele foi muito inspirador. Michel sempre dizia que a música é sobre transmitir emoção e verdade, e isso ficou marcado em mim. Ele também me ensinou que, além da técnica, é importante estar conectada com o que canto. Quando nos encontramos e cantamos juntos foi emocionante!! E esses foram alguns dos conselhos que eu nunca vou esquecer.
Mesmo sendo jovem, você escolheu seguir uma linha de sertanejo que foca na qualidade e evita modinhas ou temas pejorativos. Como você define a essência do seu estilo musical?
Eu tenho muitas referências de músicas internacionais, curto muito músicas pop e country, inclusive músicas da década de 80, acompanho muito o trabalho de cantoras como Adele, Shania Twain, Meg Moroney, e muitos outros. No Brasil, gosto muito de Zezé Di Camargo e Luciano, Gusttavo Lima, Lauana Prado, e procuro sempre trazer não só uma letra que toca a emoção das pessoas, que fala do cotidiano dos relacionamentos, mas também trazer a musicalidade, com arranjos que valorizam a música e a deixa mais gostosa de ouvir, é uma linha sertaneja pop moderna que procura mesclar elementos de outros estilos, mas sem perder a essência.
Você já teve a oportunidade de dividir o palco com grandes artistas como Simone Mendes, Cleiton e Camargo, Michel Teló. O que essas experiências representaram para você e como elas influenciaram sua evolução como cantora?
Cantar com todos esses artistas renomados me trouxe mais segurança e desenvoltura. Estar no palco, olhar para o lado e ver aquele artista que você admira cantando junto com você é uma experiência única, e confesso que no momento que estou cantando ao lado deles só penso em entregar o meu melhor, interagir com o público e curtir, mas depois que passa e desço do palco é que vem a emoção que chega a durar até uns dias depois. Às vezes nem acredito, e com certeza essas oportunidades só me fazem amar mais minha profissão e querer trabalhar cada vez mais para levar minha música para os palcos do Brasil.
Com mais de 70 mil seguidores nas redes sociais, como você tem utilizado essas plataformas para se conectar com o público e divulgar sua música?
Meu público é meu combustível diário, todos os dias interajo com eles, faço lives para responder perguntas, dou conselhos kkkkk, canto músicas que pedem, faço enquetes de temas do momento para saber a opinião deles, mostro meu dia a dia, os bastidores do meu trabalho, e fico muito feliz com a interação que recebo deles. As redes sociais me ajudam muito a conhecer meu público, me aproxima mais deles e saber do que eles gostam, e com isso consigo também direcionar mais minha carreira para atender as expectativas deles.
Quais são seus próximos passos na carreira? Podemos esperar lançamentos ou projetos especiais em breve?
Recentemente produzimos três músicas inéditas, a primeira faixa de trabalho é “Motivo do seu on-line”, que tem um papo superatual sobre as redes sociais. O clipe também ficou muito legal, e as próximas duas músicas lançaremos no primeiro trimestre de 2025. Uma delas tem uma pegada mais pra cima, bem verão, e a terceira é uma música romântica com solos de guitarra e uma letra marcante. Também estamos planejando lançar um projeto mais acústico com releituras de sucessos para as plataformas de músicas, entre outras inéditas que estamos avaliando para lançar esse ano em áudio e vídeo.
Sendo uma jovem artista, que mensagem você gostaria de passar para outros adolescentes que sonham com uma carreira na música?
Eu recebo muitas mensagens de adolescentes que me admiram por me ver se posicionar nas redes sociais, por levar meu trabalho à frente sem medo de que vão pensar sobre mim, e eu sempre os aconselho a também correrem atrás dos seus sonhos, porque ninguém vai fazer nada por você se você mesmo não for a primeira pessoa a acreditar. Se deseja algo, você precisa correr atrás sem medo de julgamento das pessoas, porque aquelas mesmas pessoas que duvidam e riem de você hoje, se você continuar e vencer, serão as mesmas que irão te aplaudir e dizer que sempre acreditaram em você. Toda pessoa em qualquer profissão que alcançou um status de sucesso, um dia duvidaram dela e do seu talento, mas o que fez essa pessoa se tornar uma referência em sua profissão, foi que ela acreditou e continuou até chegar onde desejava.
O movimento do feminejo tem sido um marco no sertanejo, dando mais espaço e voz às mulheres no gênero. Como você enxerga esse movimento e qual é o seu papel, como jovem artista, na representatividade feminina dentro do sertanejo?
Roberta Miranda foi uma das mulheres que lutou muito para abrir espaço para as mulheres no sertanejo, mais recentemente tivemos Paula Fernandes, e quando esse movimento cresceu deu espaço para outras mulheres talentosíssimas, como Marilia Mendonça, Simone Mendes, Lauana Prado, Maiara e Maraisa e muitas outras, e acredito que definitivamente esse movimento mostrou que as mulheres também podem representar bem o segmento. Espero um dia também fazer parte desse quadro de mulheres que inspiram e que fortalecem a nossa música sertaneja, principalmente representando a nova geração para ajudar a fortalecer o sertanejo entre os jovens.
Por fim, como você vê o futuro do sertanejo jovem e qual é o papel que você quer desempenhar nesse cenário?
Tudo muda com o tempo, e a música não é diferente, é sempre importante renovar e trazer novos elementos para a música, mas também temos que tomar cuidado para não perder a essência, porque a música deve nos faz sonhar, se apaixonar, se emocionar. A música tem o poder de mexer de forma profunda com cada pessoa, e quando ela vira apenas uma modinha de momento, acaba não representando aquilo que ela realmente foi feita para ser. Serei sempre uma defensora de que música tem que ter qualidade nas letras, no arranjo, na musicalidade, para tocar o coração das pessoas que ouvem, independente se for nas plataformas digitais, no rádio, na TV ou nos shows.
Gostaria de deixar algum mensagem para seus fãs?
Agradecer o carinho de cada pessoa que acompanha meu trabalho, que ouve minha música, porque o nosso trabalho de artista só tem um objetivo: alcançar as pessoas. Sem elas o artista não existe, então meu muito obrigada para cada pessoa que me acompanha e torce por mim.
Música de trabalho: MOTIVO DO SEU ONLINE
Assista: https://youtu.be/N2Th4I0tq3c?si=Afh2U3jCDvwdyAHc
Tags: Destaques | jovem talento | Lançamento | Musica sertaneja | sertanejos | show sertanejo | Sucesso sertanejo