Início » Entrevistas » ENTREVISTA EXCLUSIVA: Violeira Fabiola Beni se conecta com a música raiz trazendo abordagens contemporâneas
Show de abertura do 5º Festival de Música Sertaneja de Raiz ficará a cargo de Fabíola Beni e as Violeiras Fora da Caixa

ENTREVISTA EXCLUSIVA: Violeira Fabiola Beni se conecta com a música raiz trazendo abordagens contemporâneas

Foto: Reprodução / Instagram

Equipe do Portal Festanejo conversou com a artista, que apresenta hoje (26) o show “Viva Inezita Barroso e Helena Meirelles”, no Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba

Hoje, dia 26 de abril, a música caipira vai ecoar no palco do Teatro Sesc da Esquina, em Curitiba – PR. O show de abertura do 5º Festival de Música Sertaneja de Raiz ficará a cargo de Fabíola Beni e as Violeiras Fora da Caixa, que farão uma homenagem a Inezita Barroso e Helena Meirelles.

Fabiola, na voz e viola, vem acompanhada das musicistas Marina Camargo, na sanfona; Dani Zan, no violão e guitarra; e Hallana Aguiar, na percussão, e juntas vão explorar diferentes timbres das canções.

O quarteto de instrumentistas promete encantar o público com releituras de clássicos que ficaram marcados na voz inconfundível de Inezita Barroso, como “Marvada Pinga” e “Luar do Sertão”.

Além disso, farão uma homenagem a mestre violeira Helena Meirelles com músicas como “Molequinho malcriado” e “Flor Pantaneira”.

A equipe do Portal Festanejo conversou com a simpática e talentosa Fabiola Beni para saber mais detalhes sobre esse show especial.

Confira:

Qual seu sentimento em homenagear ícones como Inezita Barroso e Helena Meirelles?

Me sinto honrada! Essas mulheres “abriram as porteiras” literalmente pra que minha geração existisse e pudesse exercer a profissão de artista. Me sinto abençoada representar a nova geração de violeiras.

Pode nos adiantar sobre quais músicas da Inezita vão estar no repertório?

Moda da ‘Pinga’, ‘Chalana’ e ‘Cabecinha no Ombro’ não podem faltar desse repertório, não é mesmo?!

Essa iniciativa do Sesc de realizar um Festival de música raiz ajuda a trazer um novo público que não acompanha esse movimento?

Preservar essa cultura é, sem dúvida, levar para novos ouvintes. O SESC da Esquina proporciona um festival que visa revelar novos compositores, mostrando assim que a cena está viva!

Você já costuma incluir músicas da Inezita em seus shows?

⁠Sim, não tem como passar pela viola sem se deparar com a obra da Inezita, são mais de 100 discos gravados!

Quais são suas influências musicais?

Almir Sater, Renato Teixeira, Helena Meirelles e Inezita Barroso… São muitas as referências, aprecio a música folk, raiz e a música brasileira que é riquíssima.

Nos dias de hoje, com a mistura de gêneros, como funknejo, você acha que a música raiz perde espaço?

A música raiz é eterna, sempre haverá espaço!

Pode nos contar um pouco sobre o projeto “Fabiola e Violeiras Fora da Caixa”?

A proposta busca valorizar o protagonismo feminino, mostra a potência das mulheres no palco, a riqueza e diversidade da fusão da música raiz com o folk, blues e rock.

Para acompanhar a carreira de Fabiola Beni, siga:

@fabiolabenii

Tags: #fabiolabeni | #inezitabarroso | #musicaraiz | #sescdaesquina | #sescPR | #violeirasforadacaixa
COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *