Início » Eventos » Exposição Nos Braços do Violeiro participa da 23ª Festa do Saci em São Luiz do Paraitinga
público de São Luís do Paraitinga e região terá a oportunidade de visitar gratuitamente a Exposição

Exposição Nos Braços do Violeiro participa da 23ª Festa do Saci em São Luiz do Paraitinga

Foto: Ellen B. Fernandes

Abertura será no sábado (1), às 14h, na biblioteca municipal da cidade com apresentação musical de Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo

O público de São Luís do Paraitinga e região terá a oportunidade de visitar gratuitamente a Exposição “Nos Braços do Violeiro”, do artista visual e músico Yuri Garfunkel a partir deste sábado (1), na Biblioteca Municipal de São Luiz do Paraitinga (SP). A mostra integra a 23ª edição da Festa do Saci – A Peleja do Saci com o Fantasma da IA.

A Exposição ‘Nos Braços do Violeiro’ reúne as páginas originais da HQ “A Viola Encarnada: Moda de Viola em Quadrinhos”, um romance gráfico inspirado em mais de 80 canções do repertório caipira, com roteiro e artes visuais de Garfunkel.

O público terá acesso às pastas de rascunho e dos originais do livro e quadros. A curadoria é do art advisor João Carlos Villela. A exposição concorre atualmente ao Prêmio HQMIX 2025 na categoria ‘Melhor Exposição’.

A abertura de ‘Nos Braços do Violeiro’ será às 14h de sábado (1) com a apresentação musical de Yuri Garfunkel (viola e voz) e de Lula Fidalgo (violão e voz) interpretando canções retratadas no livro e composições autorais. A entrada é gratuita. A visitação acontece de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, até o dia 13 de novembro.  

Para Yuri Garfunkel, a cidade de São Luiz do Paraitinga é reconhecida como um polo da cultura paulista, especialmente por preservar e promover a cultura popular tradicional e caipira. “É um lugar muito importante com uma identidade própria e forte”, declara.

Ele destaca a satisfação de voltar para a Festa do Saci onde já participou com o Projeto Lendas da Rua em uma exposição temporária, em parceria com a Sociedade dos Observadores de Saci (SOSaci-SLP). 

Confira também: Exposição Nos Braços do Violeiro estreia neste sábado (6), no Cantos do Jaguari Festival, em Bragança Paulista

Agora voltaremos de forma especial com a exposição que ficará em cartaz até dia 13/11 e uma apresentação musical, reafirmando nossa parceria e admiração por essa cidade, pela cultura local e por todos profissionais da arte da Região. O mais interessante é estar dentro da biblioteca, especialmente porque a exposição é sobre os originais do livro. Então nada é mais adequado do que ocupar a Biblioteca nesse momento para celebrar a nossa cultura popular”, afirma Garfunkel.

Ele lembra que entre agosto e setembro de 2024, ‘Nos Braços do Violeiro’ integrou a programação da 19ª Semana Elpídio dos Santos, realizada no Instituto

A bibliotecária Mayara Ferreira, que há um ano e meio assumiu a Biblioteca Municipal de São Luiz do Paraitinga, conta que em sua gestão o foco é trazer atividades para democratizar o espaço do local enquanto um equipamento público de direito à informação e cultura.

“E a Festa do Saci é realizada com a união de parcerias há 23 anos e visa, sobretudo, preservar a cultura brasileira, valorizar o folclore nacional e fazer um contraponto ao Halloween, influenciado pela cultura americana”, pontua. 

Ela reforça que o trabalho na Biblioteca é captar parcerias para divulgar a cultura nacional. “A vinda e aceitação do Yuri Garfunkel em trazer para a Biblioteca a exposição Nos Braços do Violeiro vai ao encontro da proposta da Festa do Saci, como também da militância de nossa gestão e, principalmente, pela temática de sua obra que se alia a importância dos instrumentos, como a viola”, afirma. 

Da HQ para Circulação

Publicada originalmente em 2019 pela extinta editora Red Clown, com apoio do ProAC, a HQ A Viola Encarnada é inspirada nas narrativas de mais de 80 clássicos da música caipira, a partir do enredo de Chico Mineiro, tentando desvendar o mistério do assassinato desse vaqueiro e violeiro a partir das letras de outras canções do repertório de viola. A introdução foi escrita pelo violeiro, professor e pesquisador Ivan Vilela e a obra foi indicada ao prêmio HQ MIX na categoria Melhor Adaptação em 2020.

Em 2024, o livro foi aprimorado e reeditado para entrar no catálogo da Z Edições, ao lado de mestres dos quadrinhos nacionais como Laerte, Adão, Sieber, Fí e Ricardo Coimbra. Nesta edição, o leitor também terá acesso aos QR Codes para ouvir as músicas abordadas no livro. 

Entre fevereiro e setembro de 2024, a exposição dos originais do livro “A Viola Encarnada” circulou pelo Programa de Ação Cultural (ProAC Circulação) por 6 cidades do Estado de São Paulo: Casa Lebre (Bragança Paulista); Museu do Folclore (São José dos Campos), Centro Cultural Casarão – Festival Viola da Terra (Campinas), Museu Magma (Botucatu) e Centro Max Feffer – Museu Tião Carreiro (Pardinho) e Instituto Elpídio dos Santos (São Luiz do Paraitinga). 

Entre 07/02/2025 até 22/03, a mostra esteve no Espaço Cultural Rudolf Steiner, em São Paulo; depois seguiu para o Festival Cantos do Jaguari Festival, em Bragança Paulista, entre agosto e outubro e agora em novembro integrará a Mostra Diálogos na Faculdade Rudolf Steiner, em São Paulo. A exposição concorre atualmente ao Prêmio HQMIX 2025 na categoria ‘Melhor Exposição’.

Recursos de acessibilidade  

Para propiciar uma imersão na ‘HQ A Viola Encarnada’ como um todo, a exposição disponibiliza áudios das mais de 80 músicas do repertório caipira. O material possui recursos de acessibilidade como audiodescrição, textos em braile. 

“Essa é uma exposição que mescla Arte Contemporânea, História em Quadrinhos e Música Caipira, por isso a intenção em cada uma das cidades por onde passamos é dialogar, trocar e aprender com os agentes locais de cada um desses campos”, explica João Carlos Villela.

A venda é feita pelo site: https://zstores.shop/collections/yuri-garfunkel

Serviço:
Abertura da Exposição Nos Braços do Violeiro com apresentação musical de Yuri Garfunkel e Lula Fidalgo
Data:
Sábado (1), às 14h
Local: Biblioteca Municipal de São Luíz do Paraitinga
Endereço: Rua Cônego Costa Bueno, 04
Visitação: De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h, até 13/11
Informações:  @yurisopa @bibliotecamunicipal_slp @sosaci_slp/
Entrada gratuita

Tags: Destaques | Exposição e musica sertaneja | violeiros
COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *