Foto: Bruno Rangel
Prêmio revela vencedores das 17 categorias e celebra a diversidade da música brasileira em uma noite de encontros inéditos
Em uma noite que promete entrar para a história da música brasileira, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro se prepara para receber, no dia 4 de junho, a 32ª edição do Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira.
No centro da celebração, Chitãozinho & Xororó serão os grandes homenageados, em uma cerimônia que resgata a trajetória de mais de cinco décadas da dupla que levou o sertanejo das raízes do interior para os maiores palcos do país e do mundo.
Ícones que abriram caminhos para gerações inteiras de artistas, os irmãos paranaenses serão festejados por uma seleção de grandes nomes da música brasileira em apresentações inéditas, encontros surpreendentes e arranjos criados especialmente para essa noite. O evento terá transmissão ao vivo no canal oficial do Prêmio no YouTube.
O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira é apresentado por BTG Pactual, patrocínio de iFood, apoio da União Brasileira de Compositores, e co-realização do Ministério da Cultura / Governo Federal.
Com direção-geral de José Maurício Machline e Giovanna Machline, roteiro assinado por Zélia Duncan, direção de arte de Luisa Annik, cenografia de Gringo Cardia e direção musical de Cláudio Paladini, o espetáculo foi concebido para emocionar o público ao apresentar a jornada de Chitãozinho & Xororó, incluindo novas leituras de seus clássicos.
Confira Também: PromoAção e Chitãozinho & Xororó confirmam Fábio Jr. no navio “ChX: Uma História de Sucesso”, que navega em novembro de 2025
A cerimônia será palco de encontros inéditos entre grandes nomes da nossa música, como o trio formado por Sandy, João Bosco e Mestrinho, o cantor João Gomes, além de outras surpresas que simbolizam o compromisso do Prêmio em abraçar diferentes gêneros musicais, gerações e artistas de todas as regiões do país.
“O Prêmio sempre teve a missão de reconhecer a riqueza da nossa música em todas as suas formas. Celebrar Chitãozinho & Xororó é também celebrar a força transformadora do sertanejo na cultura brasileira. Eles abriram portas e romperam barreiras para que o Brasil inteiro se reconhecesse nesse gênero que nasceu simples, mas se tornou gigantesco. Mais do que uma cerimônia, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira se transforma este ano em uma plataforma que olha para o futuro, com projetos que apoiam nossos artistas ao longo do ano inteiro, fortalecendo o presente e preparando o amanhã da música brasileira”, afirma Zé Maurício Machline, idealizador e diretor-geral do Prêmio.
Além da homenagem, a cerimônia revelará os vencedores das 17 categorias da premiação, que reconhecem a excelência e a diversidade da produção musical do último ano.
Projetos de incentivo à classe artística:
Em 2025, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira amplia seu compromisso com o desenvolvimento da indústria da música e seus criadores, incluindo três projetos inéditos de fomento à classe artística.
Fruto da parceria entre o idealizador do Prêmio, Zé Maurício Machline, e o BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, as iniciativas acontecem ao longo deste e dos próximos anos, em diferentes regiões do Brasil.
A Incubadora de Talento da Música será voltada à aceleração e mentoria de artistas em diferentes estágios de suas carreiras. A iniciativa será estruturada em pilares de consultoria que vão impulsionar e fomentar o desenvolvimento profissional dos participantes.
O projeto oferece suporte dedicado para captação de recursos, construção de redes de contato, marketing, comunicação, finanças e assessoria jurídica.
O projeto Te Vejo no Palco vai possibilitar o registro em vídeo de shows que capturam momentos especiais na carreira de artistas, com áudio de qualidade e imagens em alta resolução. O foco da iniciativa está em ampliar o alcance de artistas e suas obras, oferecendo este material aos próprios artistas e gerando memória da música brasileira.
Serão avaliados critérios como originalidade, relevância artística, impacto cultural e repertório. Ao todo, serão 30 selecionados nos próximos cinco anos. Devido ao grande número de inscrições recebidas, o prazo para se inscrever foi estendido até dia 16 de maio.
Outra iniciativa transformadora chama-se Música é Negócio, que oferece conhecimento prático aos artistas como forma de acelerar suas carreiras e transformar a criatividade em negócios.
Eles terão aulas em curso oferecido em conjunto com a unidade educacional da Exame + Saint Paul Escola de Negócios, reunindo especialistas sobre temas como gestão de carreira, construção de redes de contato, marketing e estratégias digitais, finanças, direitos autorais, contratos, captação de recursos e patrocínios.
“Fiquei profundamente impressionado quando assisti à última edição do Prêmio da Música Brasileira, em homenagem a Tim Maia. A grandiosidade, a emoção e a relevância cultural daquele espetáculo foram marcantes. Percebi ali a importância histórica que o Prêmio tem para a valorização da nossa música e da nossa identidade. Foi por isso que decidimos apoiar não apenas a cerimônia em si, mas toda a estrutura de projetos que o Prêmio promove ao longo do ano, em apoio aos artistas e ao fortalecimento da música brasileira como ativo cultural e econômico do país”, disse o sócio-sênior e presidente do Conselho do BTG Pactual, André Esteves.
Em uma noite que promete entrar para a memória da música brasileira, em sua 32ª edição, o Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira reafirma sua vocação de celebrar o passado, reconhecer o presente e impulsionar o futuro da música brasileira.
Tags: Cantor sertanejos | Destaques | Dupla sertaneja | sertanejos | theatro municipal