Foto: crédito Luz Vermelha
Cantora desenvolveu um estilo particular de tocar viola, combinando elementos regionais da música caipira com influências adquiridas da guitarra
A talentosa musicista Fabiola Beni, conhecida por seu jeito único de tocar viola e por suas composições cativantes, lançou seu novo EP “O Céu da Minha Cabeça” no dia 30 de agosto. Este trabalho reflete sua maturidade artística e aborda temas contemporâneos com uma perspectiva otimista e esperançosa.
“O Céu da Minha Cabeça” é composto por quatro faixas: “O céu da minha cabeça”,”100%”, “Vôo Livre” e “Como é bom estar viva”. O EP apresenta uma sonoridade que mistura folk, blues e rock, com uma atmosfera acústica e pop. Os instrumentos incluem viola, guitarra slide, baixo acústico e elétrico, coro de vozes e percussão.
Fabiola desenvolveu um estilo particular de tocar viola, combinando elementos regionais da música caipira com influências adquiridas da guitarra.
As letras das músicas abordam questões emocionais e mentais contemporâneas, como ansiedade, confusão mental, baixa autoestima e depressão. Fabiola propõe soluções por meio do distanciamento das redes sociais, proximidade com a natureza, contatos reais, celebração da vida, autoconhecimento e autocuidado.
“O Céu da Minha Cabeça” simboliza um espaço interno de paz e criatividade, onde a artista encontra suas respostas para os desafios emocionais.
“A ideia do céu da minha cabeça, além de ser o meu universo imaginativo e lúdico, também é uma imagem daquele lugarzinho interno, dentro de todos nós, que devemos buscar em momentos tão caóticos quanto este que vivemos das redes sociais e do mundo digital. A música, a poesia, o acolhimento de si, o contato com anatureza, o autoconhecimento e o amor próprio são alguns dos meus antídotos para muitos dos problemas emocionais que enfrentamos”, declara a artista.
Confira também: ENTREVISTA EXCLUSIVA: Violeira Fabiola Beni se conecta com a música raiz trazendo abordagens contemporâneas
Produzido na Gravadora Experimental FATEC Tatuí, o EP contou com a colaboração de estudantes do curso de Produção Fonográfica, sob a direção musical de Fabiola Beni e supervisão do guitarrista e professor José Pires.
A mixagem e masterização foram realizadas por Gustavo Koshikumo, renomado produtor que já trabalhou com Ekena e Mel Gonçalves.
O EP “O Céu da Minha Cabeça” estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir de 30 de agosto de 2024. Além disso, o disco físico poderá ser adquirido através das redes sociais da artista. Na mesma data, será lançado o videoclipe da faixa-título no YouTube, canal Fabiola Beni, e ainda divulgação em portais de notícias, Podcasts e rádios.
Sobre a cantora
Fabiola Roberta Ognibeni, artisticamente conhecida como Fabiola Beni, tem raízes musicais profundas que remontam à sua infância no sítio onde cresceu, influenciada pela música caipira das rodas de violeiros e das festas de São João. Na adolescência, expandiu suas referências para a MPB e o pop rock, tocando diversos instrumentos como o violão, a guitarra e, anos depois, a viola.
Com 15 anos de carreira, Fabiola participou de várias bandas e projetos musicais, abrangendo gêneros como MPB, pop rock, soul, samba-funk e blues. Sua formação em Letras (UNESP) e seu amor pela poesia moldaram sua identidade como compositora, resultando, a partir de 2019, em diversos singles, três EPs e um álbum instrumental.
● EP “N° 2” (2019): Mixado e masterizado por Ricardo Vignini, uma das influências de viola instrumental para Fabiola e seu ex-professor de viola.
● Single “Encanto” (2020): Participação de Emanuel González, cantor e violonista chileno.
● Single “Era Tão Bom” (2020): Participação de Murillus Augustus como gaitista.
● Single “Vida Passageira” (2021): Participação do cantor de folk estadunidense Adam Reifsnider, diretamente de Cleveland, Ohio.
● Álbum “Fabiola Beni e Violeiras Fora da Caixa” (2022): Disco ao vivo fruto do show de mesmo nome, contemplado pelo PROAC Artistas Iniciantes.
● Apresentações: Festival Som na Faixa, Rio Montreux Jazz Festival, SESC Instrumental, shows em diversas unidades do SESIs e SESCs, onde já se apresentou junto a artistas como o violeiro Neymar Dias, e as cantoras Nô Stopa e Bruna Caram.
Tags: Destaques | Fabiola Beni | Novo EP