Foto: Divulgação
Frank Aguiar recebe os artistas para um programa especial sobre a cultura amazônica
Nesta terça-feira (21/10), às 19h30, o Aqui Tem Nordeste leva para o palco dois grandes nomes para uma homenagem a Amazônia. Neste especial, Frank Aguiar receberá no palco da TV Aparecida a Banda Carrapicho e o cantor Silvan Galvão.
A Banda Carrapicho é um dos grandes símbolos da música popular amazônica, conhecida por levar essa cultura para um cenário internacional. Foi fundada em 1980 por Zezinho Corrêa, explorando a MPB e o forró tradicional, tornando-se conhecido na região Norte do Brasil.
Depois, incorporaram toadas de boi-bumbá ao repertório, sem deixar o forró, o que ampliou sua fama.
Confira também: Liv Moraes e Igor Serravale cantam no palco do Aqui Tem Nordeste
Um dos sucessos mais conhecidos do Carrapicho é a música “Tic, Tic Tac”, que projetou a banda para o mundo todo. A música virou um sucesso europeu, alcançando o topo das paradas em vários países e vendendo mais de 15 milhões de discos.
Após uma pausa, a banda retornou com novos projetos. A formação atual conta com Adriano Pantoja (vocal), substituindo Zezinho Corrêa (falecido em 2021), e com produção de Domlean e Tonny Farias.
Outro convidado da noite, Silvan Galvão é cantor, compositor e multi-instrumentista. Seu nome figura no inconsciente coletivo quando o assunto é carimbó, percussão e música amazônica.
O artista apresenta nos palcos um trabalho que explora um panorama de ritmos da cultura popular da Amazônia, tanto em formações contemporâneas (bateria, guitarra e baixo) quanto a tradicional “pau e corda” (banjo, percussão e sopro).
Além de realizar shows, Silvan ministra oficinas de percussão e dança do Carimbó e outros ritmos da Amazônia, que já percorreram museus, centros culturais e universidades de países da América Latina.
Sua discografia conta com os álbuns “Segredos Amazônicos” (2013), “Tambores que Cantam” (2016), “Silvan Galvão em Alter do Chão” (2017), “Silvan Galvão e Carimbloco” (2018), “Família Galvão” (2021), e o mais recente “Mãe Amazônia” (2022).
“Aqui Tem Nordeste”, terça-feira, às 19h30


