Foto: Randes Filho
Em entrevista ao site Metrópoles, as mineiras contam que se conheceram em Goiânia e iniciaram a carreira como compositoras. Hoje, elas também cantam e bombam no Spotify
Imagine estar fazendo música para diversos artistas consagrados da música sertaneja e, após ter reconhecimento, iniciar carreira como dupla e também se destacar. Essa é a trajetória de Rayane e Rafaela, mineiras que se mudaram para Goiânia em busca de um sonho e foram “apadrinhadas” por Henrique e Juliano.
Somente no ano passado, as meninas viram seus números no Spotify quadruplicar — de 400 mil ouvintes mensais para 3,3 milhões.
Em entrevista ao Metrópoles, a dupla contou que se conheceu em uma casa de composições, em Goiânia, e, após darem match, construíram uma amizade cada vez mais forte e passaram a trabalhar juntas.
Rafaela contou que assim que compuseram a primeira música tiveram o interesse em criar uma dupla, com Rayane sendo a segunda voz.
“Sempre tive muita vontade de fazer dupla e quando eu vi o dueto assim, tocando na alma mesmo. A primeira vez que a gente se viu, a gente já se interessou em fazer um trabalho juntas”, descreveu.
Entretanto, o começo da dupla não foi nada fácil. Além de terem deixado a família em Minas Gerais para seguir o sonho na música, elas esbarraram em outras dificuldades. “Você não conhece os meios para mostrar música para os artistas, não tem contato direto com os produtores e acaba dependendo de outras pessoas”, declarou Rayane.
A artista explicou que tudo mudou quando conheceu a Rafaela e juntas desbravaram o mar que é a composição.
Confira Também: Rayane & Rafaela completam o álbum ‘Ao Vivo’ em todas as plataformas de streaming
Transição da caneta para o microfone
Assim como outros artistas, Rayane e Rafaela colocaram a caneta de lado e empunharam o microfone. Apesar de já terem carreiras quando se conheceram, elas se firmaram no cenário nacional quando se juntaram.
“Então foi uma transição muito gostosa, assim, de agora estar cantando mais do que compondo, mas a composição foi fundamental para tudo isso, e está sendo lindo, melhor do que a gente imaginava”, explicou Rafaela.
Apesar de continuarem compondo músicas, Rayane e Rafaela explicaram que sabem o que é a cara delas e o que se encaixa na “vibe” de outro artista.
“Quando a gente vai sentar para compor, a gente já tem essa dimensão e esse referencial de que quando está no meio da música a gente imagina. Conseguimos identificar isso na hora da composição mesmo”, disse Rayane.
Henrique & Juliano como padrinhos
Após a pandemia, em 2022, a dupla sertaneja iniciou uma nova fase na carreira. Responsável por diversas músicas do álbum Manifesto Musical, de Henrique & Juliano, Rayane e Rafaela conheceram pessoalmente os artistas.
A relação, que começou de maneira profissional, rapidamente chegou ao âmbito pessoal.
As meninas foram a primeira aposta dos irmãos. Rayane foi só elogios aos padrinhos e aproveitou para deixar claro sua admiração e gratidão por eles terem aberto diversas portas.
“A gente sempre fala que todos deveriam ter um Henrique e um Juliano como amigos. Tem muita coisa que a gente gosta em comum. É sempre muito prazeroso estar ao lado deles. A gente sempre agradece a Deus, primeiramente, e a eles por tantas oportunidades. Eles vêm abrindo portas para gente, que, se fosse só nós, não conseguiríamos”, relatou.
Ano de explodir em número de ouvintes
Rayane e Rafaela tiveram em 2023 um ano que foi um verdadeiro divisor de águas, com muitas pessoas conhecendo o projeto da dupla sertaneja e passando a consumir músicas da dupla.
Sobre o novo número, de 3,3 milhões de ouvintes mensais, as cantoras mostram surpresa. “É bastante assustador, mas bom. Tenho certeza, com sentimento único e verdadeiro, que 2023 foi um divisor de águas na vida de Rayane e Rafaela, um ano que me representa muito e de todos que estão à nossa volta”, completou.
Fonte: Metrópoles
Tags: #duplasertaneja | #feminejo | #metropoles | #musicasertaneja | #rayaneerafaela | #sucessosertanejo