Justificativa aponta que a música sertaneja goiana possui posição de destaque nas principais plataformas musicais em níveis internacionais
Sancionada pelo Poder Executivo e já publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei Estadual nº 21.749, do projeto de lei nº 8548/21, de autoria do ex-deputado Chico KGL (UB), declara a música sertaneja como patrimônio cultural goiano.
A lei também estabelece que todos os anos, no dia primeiro de outubro – dia em que se comemora o Dia Internacional da Música – um artista goiano receba a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade.
Confira também: Artistas mineiros da música sertaneja prometem ser revelação em 2023
A justificativa da matéria aponta que a música sertaneja goiana possui posição de destaque nas principais plataformas musicais em níveis internacionais, além de ser o gênero mais ouvido em mais da metade dos estados do Brasil.
“Além de contar a cultura e as tradições goianas, a música sertaneja vem sendo utilizada pelos seus artistas como instrumento de resistência social. Cantoras (…) abraçam um importantíssimo movimento artístico/social de expressão, resistência e de luta contra as atrocidades cometidas por uma sociedade machista”, destacou o ex-deputado.
Não é porque eu sou de Goiás, mas nosso estado tem alguns dos melhores cantores sertanejos. Espero que a iniciativa também valorize quem está começando.