Início » Notícias » Um ano sem Marília Mendonça: Legado da cantora permanece vivo na música

Um ano sem Marília Mendonça: Legado da cantora permanece vivo na música

Festanejo reuniu alguns dos feitos realizados no último ano, que provam que a voz da rainha da sofrência será eterna

Neste sábado, 5 de novembro, completa um ano da morte de Marília Mendonça. A sertaneja viajava para Carantinga, em Minas Gerais, quando o avião que transportava ela e sua equipe caiu próximo a BR-474, em Piedade de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce.

Além de cantora, na aeronave também estavam o tio de Marília, Abiceli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro, o piloto Geraldo Martins de Medeiros Júnior, e o copiloto Tarciso Pessoa Viana, que também morreram.

Apesar da partida precoce, a artista deixou aos seus súditos um legado que será eterno. Para celebrar a obra e a vida de Marília Mendonça, o Festanejo reuniu alguns dos feitos do último ano, que provam que a voz da rainha da sofrência ecoará para sempre, por todos os cantos.

Recordes

No último ano, a artista não parou de bater recordes. Somente no Spotify, Marília foi a primeira brasileira a atingir 8 bilhões de streams e foi a cantora mais reproduzida no primeiro semestre de 2022. O disco “Todos os Cantos” é o álbum brasileiro mais transmitido na plataforma, com mais de 1 bilhão de reproduções.

No YouTube não poderia ser diferente. Mendonça se tornou a artista feminina que possui mais vídeos com mais de 100 milhões de visualizações na história do serviço. Ao todo são 58 videoclipes.

Parcerias

Muitas parcerias póstumas foram divulgadas como forma de homenagear a artista. Entre as mais famosas estão: “Mal Feito”, com Hugo & Guilherme; “Amava Nada”, com Lucas Lucco; “50%”, com Naiara Azevedo; “Insônia”, com Ludmilla; e “Amigos Com Derechos”, com Dulce Maria.

Linha de maquiagem

Antes de nos deixar, Marília se preparava para o lançamento de sua coleção de maquiagem em parceria com a Océane. Após o acidente, a mãe da sertaneja, Dona Ruth Moreira, manifestou o desejo de lançar o projeto idealizado pela filha.

Intitulada “Marília Mendonça by Océane. Inspiração que não pode acabar”, parte das vendas da linha é revertida em doações para ações sociais que a cantora apoiava.

Homenagens

Ao longo do ano, Marília foi lembrada em diversos eventos no mundo da música. Ainda em 2021, logo após o acidente aéreo, o Prêmio Multishow decidiu cancelar as votações para Cantora do Ano, categoria em que a sertaneja concorria, e a elegeram vencedora como forma de homenageá-la.

Durante o Grammy Latino 2021, Anitta relembrou a carreira de Marília em um discurso no palco da premiação. No momento In Memoriam, no Grammy 2022, a cantora também foi citada ao lado de nomes como Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters, Charlie Watts, Young Dolph e Vicente Fernández.

Artistas brasileiros também reverenciaram Mendonça durante os seus shows. Na estreia de sua turnê, Juliette cantou o hit “De Quem é a Culpa?”. “Ela representa feminismo, orgulho, coragem. Ela sempre estará viva em cada um de nós”, declarou a paraibana. A funkeira Pocah levou o legado da rainha da sofrência à Virada Cultural, e apresentou “Graveto”.

Na edição deste ano do Rock In Rio, Luísa Sonza e o rapper Bin emocionaram o público com suas homenagens.

A mãe da cantora também não deixou de celebrar a vida da filha. Na data em que Marília completaria 26 anos, Dona Ruth Moreira reuniu um time de astros sertanejos e amigos próximos para homenageá-la em um tributo no seu canal de YouTube. Maiara & Maraisa, Murilo Huff, Luiza Martins, Henrique Casttro, Vitor & Luan e Hugo & Guilherme foram os convidados.

Confira também: Marília Mendonça é homenageada por cartunistas brasileiros na exposição “Marília Maravilha”

Decretos Reais

Como parte das comemorações do aniversário de Marília, que completaria 26 anos em 22 de julho, foi disponibilizado nas plataformas digitais o EP póstumo “Decretos Reais”.

O compilado traz quatro faixas extraídas da live “Serenata”, transmitida em maio de 2021, sendo os clássicos “Te Amo Demais”, “Não Era Para Ser Assim”, “Sendo Assim/Muito Estranho”, “Te Amo, O Que Mais Posso Dizer”.

Tags: Marília Mendonça
COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *