Início » Notícias » 1º prêmio Inezita Barroso é entregue na Câmara Municipal de São Paulo
Homenagem à grande cantora e pesquisadora do folclore

1º prêmio Inezita Barroso é entregue na Câmara Municipal de São Paulo

Na foto: Kátia Teixeira, segurando seu diploma entre os vereadores Jair Tatto e Sandra Santana

Homenagem à grande cantora e pesquisadora do folclore, que completaria 100 anos neste mês de março, aconteceu nesta segunda-feira, 10/3

Em uma noite de muita música raiz e discursos emocionantes, a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (10/3), a primeira edição da entrega do Prêmio Inezita Barroso, destinado a artistas, instituições e personalidades que contribuem para a promoção da música caipira raiz.

O evento homenageou a cantora nas comemorações do que seria seu centenário, celebrado no último dia 4. A Sessão Solene foi presidida pelo vereador Jair Tatto (PT), um dos autores do PR (Projeto de Resolução) 33/2023 que resultou na  Resolução nº 17/2023, e na criação da premiação.

Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo

O parlamentar lembrou que a artista superou preconceitos e traduziu o folclore brasileiro de norte a sul do país. “Inezita superou tudo e empoderou as mulheres artistas”, afirmou Jair Tatto.

A neta mais velha de Inezita Barroso, Paula Maia, que não pôde estar presente, enviou um vídeo onde contou um pouco da trajetória de sua avó e agradeceu ao Legislativo paulistano pela criação da premiação. “É com muito orgulho que eu venho prestigiar este prêmio representando a família. E venho agradecer aos artistas que ainda continuam com esse legado tão nacionalista. Tudo que vinha do Brasil tinha um valor inestimável para ela. Ela foi uma pioneira. Na época dela, a mulher quase não saía de casa, tinha que ficar cuidando do marido e dos filhos e a minha vó, com essa paixão pela música e pelo Brasil, enfrentou muita coisa, muito preconceito, muitas lutas”, contou.

vereadora Sandra Santana (MDB) também participou da premiação. “A Inezita Barroso sempre foi um ícone da música caipira raiz. Estar aqui hoje é mostrar que a cultura pode alcançar e deve alcançar todos os pontos da cidade, todos os coletivos, todos os ritmos, todas as frentes”, disse.

O cantor Paulo Leite, também presente, disse que “Falar de Inezita é falar de um ícone nacional na história da música caipira. Seu programa Viola Minha Viola que durou muitos anos na TV Cultura ainda faz falta na televisão brasileira.”

Confira também: Inezita Barroso: 10 Anos de saudade e um legado eterno

A escolha dos homenageados com o troféu foi realizada pela Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara que analisou e selecionou indicações recebidas dos vereadores, de núcleos e instituições culturais, e da sociedade civil, até um total de dez homenagens possíveis. Uma das personalidades homenageadas foi a cantora, instrumentista e compositora Kátya Teixeira. “Estou imensamente feliz e honrada, me sinto parte de uma história que está sendo construída, que está sendo contada de mulheres que vieram antes de mim e eu estou sendo caminho para que outras possam seguir passando. Quando eu penso na Inezita, na honra que é ganhar um prêmio que leva o nome dela, eu penso que por causa dela eu estou aqui hoje”, destacou a homenageada.

Kátia e seu conjunto de violeiras cantaram a música “Linda Inezita”, lançada no último dia 7 de março e que pode ser vista no vídeo ao final desta matéria.

Eu me sinto extremamente honrado, agradecido por saber que Inezita está no coração da gente e, neste momento, em que a Câmara Municipal de São Paulo decide fazer este prêmio em sua homenagem, para nós, violeiros, é um momento especial, um momento em que o coração bate forte porque ela faz muita falta”, disse Pereira da Viola, cantor, compositor e violeiro, também um dos indicados ao prêmio.

Os homenageados foram:

André Moraes, Duo Violas Brasileiras, Ivan Lobo, Kátya Teixeira, Luiz Alfredo Xavier, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Pereira da Viola, Reinaldo Bressani e Rubinho do Vale.

Inezita Barroso

Inezita Barroso, cantora, atriz, instrumentista, folclorista e compositora, nascida em São Paulo (SP) em 1925 é reconhecida como a “Rainha do Sertanejo”. Entre 1980 e 2014, apresentou o programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura. Além de sua trajetória na música, foi professora de folclore brasileiro e segue sendo um dos maiores ícones da música caipira. Inezita faleceu em 2015, aos 90 anos.

Evaldo Capelloto, o cantor Paulo Leite e JAL do portal Festanejo

A íntegra da sessão solene de entrega da premiação podeEvaldo Capelloto, o cantor Paulo Leite e JAL do portal Festanejo ser conferida no vídeo abaixo:

Tags: Cantora Sertaneja | Destaques | feminejo | homenagem a musica sertaneja | Sertanejo Raiz
COMPARTILHE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *