Notícias

COLUNA – Lorranna Caixeta: Conheça a dupla caipira Moreno e Moreninho

Radialista conta sobre a trajetória de uma das duplas precursoras do folclore brasileiro

Oi gente ‘ceis tá baum’? Porque eu to boa demais da conta! Hoje vou falar um pouco dos irmãos Moreno e Moreninho, uma dupla que, por toda sua carreira, defendeu nosso folclore brasileiro. 

Pedro Cioffe e João Cioffi nasceram na minha querida cidade Machado, em Minas Gerais. Os irmãos passaram a infância trabalhando na roça, e gostavam muito da viola e da nossa música caipira.  

Os irmãos se mudaram para Poços de Caldas, e lá iniciaram a carreira artística na Rádio Cultura. Mas antes de iniciarem a carreira artística, os irmãos trabalharam como charreteiros, donos de cavalos de aluguel e negociantes. Os irmãos foram a primeira dupla a divulgar a nossa música folclórica no rádio, porque antigamente era feita pelos foliões, nas congadas e nas folias de reis.

Foi no início da década de 50 que Moreno e Moreninho decidiram deixar Poços de Caldas e partiram para a capital paulista. Passaram a se apresentar na Rádio Record, e ficaram um bom tempo por lá. Em 1953, a dupla, no Rio De Janeiro, gravou seu primeiro disco de 78 RPM, pela gravadora Sinter, com as músicas “Namoro invejoso”, composição de José Eloy Garcia e Moreno, e “Nossa Senhora Aparecida”, Composição de Moreninho. 

Em 1954, Moreno e Moreninho chegaram a se apresentar no Teatro Municipal de São Paulo, com o espetáculo “Folia de Reis”, com um grupo autêntico de foliões. Foi a primeira dupla sertaneja a se apresentar neste teatro, o mesmo que, no final da década de 70, Tonico e Tinoco se apresentaram com o espetáculo “Na Beira da Tuia”.

Lembrando que a família Cioffi teve cinco irmãos, que fazem parte da nossa música caipira: Moreno e Moreninho, Riachão e Riachinho e o Catireiro. Moreninho, em 1959, por motivos pessoais, deixou por algum tempo a dupla e voltou para Poços de Caldas. Moreno chegou fazer dupla com Paraguai e, mais tarde, com Adolfinho. Moreninho chegou a fazer dupla com Minuano, que durou pouco. Para a alegria dos fãs, Moreninho procurou Moreno para voltarem a cantar juntos.

A dupla, em 1973, participou do filme “No Rancho Fundo”, e lançaram ainda o método de “Viola Caipira”, também participaram do  lançamento da revista e gravadora “Paisagem Sertaneja”. Moreno foi proprietário de uma casa de discos na capital paulista.

Moreno faleceu 1995, e Moreninho decidiu fazer dupla com sua filha Ivone Cioffi Monteiro. A dupla Morena e Moreninho gravaram cinco CDs. Moreninho faleceu em 2008. 

A dupla Moreno e Moreninho faz parte da nossa música caipira. Eles nos deixaram muita coisa boa, que jamais poderá ser esquecida. Vou deixar aqui ‘pro ceis’ algumas músicas que marcaram a carreira dessa dupla mineira tão querida por mim e por todos aqueles que gostam da verdadeira música sertaneja.

13 de Maio (Composta por Moreno e Teddy Vieira)

https://youtu.be/48IdgHWEfeQ

Sombrinha de Prata (Composta por Moreno e Moreninho) 

Céu de Tambáu (Composta por Moreninho)

Tempo de Criança (Composta por Francisco Lacerda e Ricarda Jardim)

João Boiadeiro (Composta por Moreno e Moreninho)

https://youtu.be/Lhp34oXCYxs

Cavaleiro da Serra (Composta por Moreno)

https://youtu.be/fdN73njobb4

A Marca do Couro (Composta por Baiano e Moreno)

https://youtu.be/XTvGa3Hu9A0

Espero que todos tenham gostado de conhecer um pouco da dupla Moreno e Moreninho. Semana que vem estarei de ‘vorta’, falando um pouco sobre a dupla Zico e Zalo. Fiquem todos com Deus!!! 

COMPARTILHE

2 thoughts on “COLUNA – Lorranna Caixeta: Conheça a dupla caipira Moreno e Moreninho

  1. Parabéns Lorranna Caixeta.
    É uma honra para os Caipiras ter mais uma fonte de informação, vinda de de uma caipira de fato, como você é.
    Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *