Oi gente, ‘ceis tá baum’? Porque eu to boa demais da conta! Hoje, vou conta um ‘tiquim pro ceis’ da dupla Iridio e Irineu.

Iridio e Irineu, dupla formada pelos irmãos Iridio Gonçalves Rosa e Irineu Pedro Gonçalves Rosa, nascidos na cidade de Monte Santo de Minas, no estado de Minas Gerais. Os meninos começaram a cantar e tocar instrumentos musicais ainda crianças, sempre incentivados pelos pais. Suas primeiras apresentações foram na Rádio Progresso, de Monte Santo de Minas.
A família, com pouco recurso financeiro, foi para a capital paulista e conseguiram que os meninos se apresentassem no festival realizado por Silvia Araújo, em Santo Amaro. Foi depois desse festival que a jovem dupla ficou conhecida no meio artístico.
Foram se apresentar no programa “Encontro com Tonico e Tinoco”, que na época era um programa de grande audiência, que ia ao ar pela TV Bandeirantes, e, logo então, gravaram o primeiro disco na Centenário.

Os irmãos também se apresentaram no programa do Geraldo Meirelles. Os meninos talentosos, com vozes bastante agudas, acabaram chamando atenção do grande Zé Béttio. Foi através dele que os meninos gravaram na Beverly, que mais tarde se chamou Copacabana, onde gravaram vários LPs.
As músicas que consagraram a dupla foram “O Menino e a Rosa”, “Meu Papaizinho”, “Bica D’Água” e “Cachorro Amigo”. São músicas que tocam até hoje nos programas sertanejos de rádio.
Vou deixar aqui ‘pro ceis’ algumas músicas de Iridio e Irineu, que eu particularmente gosto muito! A minha preferida é “Boiada Criminosa” rs.
Meu Papaizinho (Composição Martins Neto e G. Rosa)
Ladrão de Bicicleta (Composição Martins Neto e G. Rosa)
O Lixeiro e o Doutor (Composição José Caetano Erba e Tião do Carro)
Burrinho Sagrado (Composição Tramela e Martins Neto)
Boiada Criminosa (Composição Rei da Mata e Célio Pires)
Bom Jesus de Pirapora (Composição Ado Benatti e Serrinha)
Minha Viola (Composição Mineiro)
Espero que ‘oceis’ tenham gostado de saber um ‘tiquim’ dessa dupla, que contribuiu bastante para a nossa música caipira! Semana que vem eu ‘vorto’ com mais coisas ‘pro ceis’! Que Deus abençoe cada um ‘do ceis’…
Forte abraço.
Se você quer saber mais sobre sertanejo raiz é só ler as colunas anteriores da Lorranna Caixeta nos links abaixo:
Conheça a dupla caipira Leôncio e Leonel
Conheça a dupla caipira Moreno e Moreninho
Conheça a carreira de Raul Torres & Florêncio
Conheça a música caipira de Zé Fortuna e Pitangueira
Lorrana querida, parabéns pela abordagem da dupla Iridio e Irineu… historias boas
Adorei a matéria! Precisamos manter viva a história dos nossos artistas.
SOU MUITO FÃ DA DUPLA HA MUITO TEMPO.