Notícias

COLUNA – Lorranna Caixeta: Conheça a carreira da dupla sertaneja Tuta e Tota

Oi gente, ‘ceis tá baum’? Porque eu to boa ‘dimais’ da conta! Hoje, vou contar um ‘tiquim pro ceis’ da dupla Tuta e Tota.

Os irmãos, Oziel Guerra e Gérson Guerra, nasceram em Itaí, próximo a Avaré, no interior do estado de São Paulo, onde passaram a infância.

Ainda jovens, resolveram mudar para a capital paulista. Foi no início da década de 50, que os irmãos iniciaram a carreira artística na Rádio Nacional, no programa “Alvorada Cabocla”, que era apresentado pelo grande José de Moura Barbosa, mais conhecido como Nhô Zé. Todas as quintas-feiras, eles cantavam com o mesmo jeito e a mesma simplicidade de como já faziam nas fazendas e sítios onde moraram.

Foi em 1956, que atenderam ao pedido do Comendador Biguá, para irem à Rádio Bandeirantes, participar do programa “Brasil Caboclo”, que na época fazia muito sucesso. Era apresentado pelo Comendador Biguá e também pelo Capitão Babuíno. Os irmãos também trabalharam, durante um ano, com o humorista Saracura, na Rádio Tupi, e também na Rádio Record. 

Foi em 1961, que Tuta e Tota gravaram o primeiro disco de 78 RPM,  pela gravadora Chantecler. Em 1968, gravaram um compacto simples com “A Força do Amor”, composta por Nascim Filho e Cláudio Durante. A dupla se apresentou em vários programas de Rádio e TV.

Tuta foi um ‘baita’ de um compositor. Deixou mais de 300 músicas gravadas por vários intérpretes que fazem parte da nossa música caipira, como Leôncio e Leonel, Liu e Léu, Abel e Caim, Pedro Bento e Zé da Estrada, Lourenço e Lourival, Tonico e Tinoco, Vadico e Vidoco, Zico e Zeca, Zilo e Zalo, Mário e Marin, entre outros.

Tuta e Tota viajaram por todo esse nosso Brasil, em memoráveis apresentações em vários circos, onde eles contribuíram muito para construir a história da nossa, genuína, música caipira. 

Antes do falecimento de Tuta, em 2017, a dupla se apresentava em programas de Rádios e TV. A dupla só se desfez em 2017, com o falecimento de Tuta. Ao longo da carreira, Tuta e Tota gravaram um disco de 78 RPM, três LPs, um compacto simples e um CD.

A dupla Tuta e Tota foi e sempre será querida e lembrada por todos aqueles que gostam da música caipira!

Espero que ‘oceis’ tenham gostado de saber um ‘tiquim’ dessa grande dupla que contribuiu muito para nossa música caipira. Irei deixar aqui ‘pro ceis’ alguns sucessos de Tuta e Tota que a Lorranna ‘véia’ gosta muito rsrs.

Falso Juramento (Composição de Tuta e Nelson Gomes)

Velhos Ditados (Composição deTuta)

O Preço da Mentira (Composição de Tuta e Tota)

Cabocla Morena (Composição de Tuta)

Destinos Desiguais (Composição de Tuta e Lourival dos Santos)

Jeca Tatuzinho (Composição de Teotônio Pavão e Albert)

Meu Penar (Composição de Tuta e José Russo)


Espero que ‘oceis’ tenham gostado de saber um pouco dessa dupla que nos deixou lindas canções!!! Semana que vem eu ‘vorto’ com mais coisas ‘pro ceis’! Que deus abençoe cada um do ‘ceis’…

Forte abraço!

Se você quer saber mais sobre sertanejo raiz é só ler as colunas anteriores da Lorranna Caixeta nos links abaixo:

Conheça a dupla caipira Leôncio e Leonel

Conheça a dupla caipira Moreno e Moreninho

Conheça a dupla Zilo e Zalo

Conheça a carreira de Raul Torres & Florêncio

Conheça a música caipira de Zé Fortuna e Pitangueira

Conheça a “dupla café com leite”, Vadico e Vidoco

Conheça a história da dupla Vieira e Vieirinha

Saiba mais sobre a carreira da dupla Iridio e Irineu

COMPARTILHE

One thought on “COLUNA – Lorranna Caixeta: Conheça a carreira da dupla sertaneja Tuta e Tota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *